segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

70 anos de um grande ator


“A Última Sessão de Teatro”, escrita e dirigida por Luiz Marfuz, narra a história de HD (Harildo Déda), um ator de 70 anos que esquece suas falas durante uma das apresentações, interrompendo a temporada e abandonando o espetáculo e o teatro.
Leia Mais...
Semanas após essa frustração, que, em sua mente, o incompatibiliza com a profissão de ator, ele conhece Luiz Fernando (Fernando Santana), um carteiro de 23 anos cujo ideal é o palco, O rapaz idolatra o velho mestre como modelo de artista que ele próprio sonha ser e aparece na casa de HD pedindo que ele seja seu professor de teatro.

Incentivado pela atriz e amiga Olga (Neide Moura), HD aceita o garoto como aluno, vendo sua sede de aprender. A exposição ao entusiasmo juvenil, mesmo que ao preço de conviver com a indisciplina e a imaturidade do aluno, reaviva em HD a chama de amor pelo teatro, que ele, entretanto, considera decadente em comparação com o que conhecera no início e no apogeu de sua carreira.

Os conflitos sobre a arte de atuar, o teatro contemporâneo e o significado da profissão vêm à tona no decorrer das cenas. Provocado por Olga e Luiz Fernando, HD precisa decidir, afinal, se afunda na solidão ou volta a atuar, enfrentando os fantasmas do palco. O resultado dessa decisão é oferecido ao público como uma das mais densas e comoventes cenas que se tem podido assistir em Salvador nos últimos anos.

O espetáculo fez parte da segunda edição do FIAC Bahia e está inserido no Projeto Mestres da Cena, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, tendo estreado no dia 27 de novembro, na sala principal do Teatro Vila Velha. A temporada, com apresentações de sexta a domingo, às 20 h, encerra-se dia 13 de dezembro de 2009.

Como parte das comemorações, serão lançados, também, no próximo ano, um livro e um documentário sobre vida e obra do mestre Déda.

Mestre do palco

Ator, diretor e professor do curso de interpretação da Universidade Federal da Bahia, desde 1973, Harildo Déda nasceu em Simão Dias, interior do estado de Sergipe, em 03 de novembro de 1939 e acaba de completar 70 anos de vida, dos quais 42 foram dedicados ao teatro.

Déda tornou-se uma das personalidades mais queridas e admiradas do teatro na Bahia, com uma carreira que se compõe de quase 70 peças como ator e mais de 20 espetáculos como diretor. Não apenas o aspecto quantitativo, mas a qualidade de seu trabalho lhe assegura a posição de uma das figuras mais importantes do teatro baiano.

Dos ensinamentos de Harildo, em sala de aula ou em palco, beneficiaram-se nomes como Frank Menezes, Fábio Lago, Hebe Alves, Jackson Costa, Cleise Mendes, Wagner Moura, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta.

Além de trabalhar no teatro, Déda também trabalhou no cinema, participando de Tieta do Agreste (1996), Central do Brasil (1998), Cidade Baixa (2005) e Orquestra dos Meninos (2008). Na televisão, esteve presente nas minisséries: O Pagador de Promessas (1988), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998) e Carga Pesada (2004).

Read more
 

>> Blog do Jhonas << Design by Insight © 2009