quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Aumenta a procura de cursos de teatro em Salvador


Escolas de teatro fortalecem Salvador como centro de cultura

Com o sucesso da comédia “A Bofetada”, o teatro baiano ganhou destaque no nordeste e no sudeste. Isso contribuiu para a grande procura da pratica das artes cênicas por pessoas de variadas idades. As escolas de teatro da Bahia estão recebendo novos alunos com disponibilidade e vontade de tornarem-se bons atores.
Leia Mais...
Cursos e escolas

Em Salvador, existem várias escolas e cursos de teatro que formam novos atores e atrizes para o mercado de trabalho. Entre elas, a Sitorne – Estúdio de Artes Cênicas, criada por Teresa Costalima, em 1995, é a unica escola de Salvador que dá formação profissional com direito ao DRT (o registro profissional na Delegadia Regional do Trabalho), tendo formado mais de 100 alunos.

Existem outros cursos livres de teatro em Salvador que admitem interessados em atuar, mas não têm o compromisso efetivo com a formação profissional.

Curso Livre de Teatro da Ufba
Todo Mundo Faz Teatro
• Curso Livre de Teatro (TCA)

Trata-se de oficinas para treinamento ou aperfeiçoamento de atores, às vezes com temáticas ou conteúdos específicos durante um curto espaço de tempo.

“Fazer teatro para me ajudou a perder a timidez, e acabei tendo confiança em mim mesma”, diz a aluna da Sitorne Cássia Carneiro, 20 anos, que ja esta na escola a 2 anos.

A escolha certa

O diretor teatral Roberto Salles alerta para o fato de que não é qualquer curso que está em condições de formar um profissional capacitado. Para isso é necessário que, além da habilidade em atuar, o profissional tenha conhecimentos de história do teatro, estética teatral e ampla visão dos temas ligado ao teatro. Ele afirma que poucas escolas fornecem esses conhecimentos por meio de seus programas.

Verifica-se, então, que Salvador aparece como um centro cultural dinâmico. Além de contar com a formação em Artes Cências, na Escola de Teatro da Ufba, de nível superior e cujo acesso se dá pelo vestibular, oferece aos interessados ampla gama de atividades de ensino na área do teatro.

Os graus de compromisso que essas atividades têm com a profissionalização é variado, indo do curso profissionalizante da Sitorne à atividade lúdica do Todo Mundo Faz Teatro. Portanto, não há de ser por falta de opção que os talentos baianos deixarão de ser cultivados.

7 comentários:

Marcos Junior disse...

oi meu nome è marcos rogerio silva dos santos junior tenho 10 anos e sempre quiz ser ator e esse ainda è o meu sonho.

angelina jolie disse...

oi eu sou Taiane eu quero muito ser atiz de tv eu no comoeço nao sabia oque fazer quando terminar os estudos eu estou na 8ª serie e tenho 13 anos olha eu decidir começar antes de terminar meus estudo pra que quando eu terminar eu nao ficar procurando mais obrigado beijosss valeu

StarForever disse...

Olá meu nome é Aila morro no bairo de Itapuan tenho 12 anos o meu grande sonho e ser atriz...

Anônimo disse...

Oi Meu nome é Bianca tenho 12 anos eu sempre quis ser atriz pode em contratar por favor eu te pesso esse é meu email Biankinah_costa98@hotmail.com para quem quiser em contratar Obrigada :) Quem Quiser eu ficarei super grata eu tenho fé que eu vou conseguir :)

Bianca disse...

Olá meu nome é Bianca Santana tenho 12 anos eu quero ser muito atriz alguem poderia em ajudar o meu email é : Biankinha_costa98@hotmail.com me contratem por favor quem fiser isso eu irei agradecer ok :) eu nunca vou desistir do meu sonho Grata ! *_*

Lunoz disse...

oi sou Luiz Alves e estou interessado em fazer um curso para atuar atualmente estou no interior mais tenho como ir pra capital gostaria q vcs entrassem em contato comigo o quanto antes melhor para q eu possa então providenciar tudo meu fone é (075)3262-2008 e meu em@il é luz_alvez@hotmail.com
desde já eu agradeço!!

lito disse...

Oi,meu é Hélio,tenho 43 anos,ouço com dificuldade e gostaria de fazer o curso de teatro.e,se possivél a noite,devido ao trabalho.será que vocês poderiam me ajudar.desde já obrigado.Deus lhe paguem.

 

>> Blog do Jhonas << Design by Insight © 2009