quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Musculação na terceira idade

Clientela da terceira idade é o “novo filão” de Educação Física

Ser da terceira idade, até há pouco tempo, era estar excluído do processo produtivo da economia e, portanto, esquecer qualquer possibilidade de evoluir dentro do mundo globalizado. No mundo de hoje, isso esta sendo modificado. Os idosos estão retomando o espaço do qual foram exclúidos, cuidando de si próprios. A musculação na terceira idade está sendo uma pratica benéfica à saúde.

Leia Mais...

Muitos idosos estão fazendo exercicios diarios, entre eles os de musculação, ginástica aeróbica, pilates e ioga. Nas academías, aumentou o número de idosos. “É um público fiel, que comparece e não é inadeplente com a academia. Essa procura é justamente pela conciência que as pessoas têm, hoje em dia, de que a atividade fisica regular é uma questão de necessidade e não uma questão de luxo ou de estética, de cuidar do corpo pelo conceito do belo que é extraido da mídia”, diz Carlos Portela, licenciado em Educação Fisica.

Portela adverte para os cuidados necessários à prática da musculação na terceira idade. Não é algo diferente dos cuidados que qualquer pessoa deve ter na prática de atividades físicas intensas, mas são cautelas ainda mais necessárias em virtude da maior fragilidade do organismo nessa fase da vida. O principal cuidado, diz ele, é selecionar bem o porfissional que vai orientar os exercícios. Além disso é preciso consultar previamente o médico, para saber se há alguma restrição ou recomendação especial, decorrente do estado de saúde da pessoa que vai fazer os exercícios.

Os jovens, a grande maioria que freqüenta as academias, estão aprendendo a dividir espaço com os mais velhos. Flávia Santos, 21 anos, diz que “ é muito bom ter uma pessoa mais velha malhando conosco! Nós podemos conversar com eles e trocar alguma idéias legais da vida. Eles são muitos divertidos e mais dispostos a fazer os exercícios do que muitos garotos e garotas daqui”.

Carlos Portela observa que, ao contrário do que se pensava há alguns anos, hoje os médicos consideram altamente positiva a prática da musculação na terceira idade, até mesmo pelo benefício do efeito piezoelétrico1 exercido nos óssos. Esta energia é transmitida dos músculos para o ósso através dos tendões, prevenindo a osteopororse. Também quanto à coordenação motora e à elasticidade, a musculação produz resultados benéficos à terceira idade. O principal benefício, contudo, advém da preservação da massa muscular, que tende a diminuir com a idade. A prática regular permite uma hipertrofia mais discreta do que a que se verifica entre os jovens, mas que é suficiente para repor as perdas e elevar o tônus da musculatura.

Alexandre Rocha, 63, professor universitário, declara que foi fazer musculação como compensação por sua vida eminentemente sedentária. Diz que os resultados do exercício diminuiram a sensação de fadiga crônica que já começava a sentir e que lhe voltou ânimo para manter uma vida mais agitada. Conta que em poucos meses de prática, além do bem-estar geral, foi capaz de perceber alguma alteração na definição e no tamanho dos músculos, “apesar de já ter passado da idade de crescimento”, diz com um sorriso.
Resultados assim justificam o acréscimo da clientela da terceria idade nas academias, o que se constitui, nas palavras de Carlos Portela, no “novo filão da Educação Física”.



2 comentários:

Unknown disse...

Oi Jonas, adorei a foto do meu pai fazendo exercicio. Mas o que ele achou de ser o poster child da terceira idade? : ) Beijos!
Sonia

Elys disse...

Olá Jonas , eu tenho um sobrino chamado Mteus que está fazendo a 5ª série do 1º grau tem 12 anos e é fascinado por teatro. Eutenho procurado uma esclo de teatro para el mais estou tendo dificuldades pois não sei bem por onde começar nem achar. Eu gostaria de saber se vc dá aula de tetro , onde , o vaçor e etc . E se não dá se vc pde me indicar alguma escola aqui em Salvador.Meu email é elis-ange-laps@hotmail.com. Ficaremos muito feliz se vc nos der essa ajuda . Muito obrigada.

 

>> Blog do Jhonas << Design by Insight © 2009