sábado, 2 de maio de 2009

Casa bem vestida

A profissão de design de interiores, ou arquitetura de interiores, está crescendo cada vez mais nas terras verde e amarelas. Isto porque os brasileiros estão decidindo "vestir a casa", dar um toque de requinte a cada ambiente. Afinal, como disse o filósofo Gaston Bachelard, "A casa é o nosso canto do mundo. Ela é o nosso primeiro universo."

Leia Mais...

O design de interiores é uma técnica cenográfica, visual e arquitetônica de composição e decoração de ambientes internos de uma edificação, com finalidade residencial ou comercial. Consiste na arte de planejar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente e estabelecendo relações estéticas e funcionais entre a casa e seus habitantes.

O profissional formado em Design de Interiores, geralmente em curso superior com dois anos de duração, chama-se Designer de Interiores, Arquiteto de Interiores ou Interiorista. Sua função principal é projetar ambientes, utilizando e combinando cores, materiais, texturas e dispondo móveis e acessórios, a partir do estudo em detalhe da área a ser criada ou reformulada.

Geralmente, o profissional dessa área executa seu trabalho de forma autônoma, mas pode atuar, também, como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis. Em muitos casos, a função de designer é, também, desempenhada por arquitetos, embora de formação generalista.

Os designers de interiores são profissionais capacitados a captar e traduzir as necessidades do usuário, buscando implementar e organizar espaços edificados ou temporários. O estilo do cliente, o perfil de utilização e o orçamento disponível são fatores condicionantes do projeto.

A velocidade das transformações tecnológicas dos espaços arquitetônicos torna necessário ao profissional da área estar bem preparado para atender às emergentes e complexas exigências da realidade atual, frutos dessas inovações tecnológicas e de seus impactos sociais e ambientais. Desenhar um interior, atento à conservação e valorização do ambiente e à utilização racional dos recursos disponíveis, pode, então, tornar-se um trabalho árduo.

O profissional tem de levar em consideração todos os aspectos que caracterizam o melhor aproveitamento do espaço, a luminosidade natural, o clima, a acessibilidade e a estética, utilizando os diversos tipos de materiais disponíveis e a organização do espaço existente de modo adequado à maneira de ser dos usuários e ao local onde o imóvel se encontra.



1 comentários:

Thamires disse...

Ola,
Tudo bem?

Trabalho com o Núcleo de Relacionamento e Disseminação em Mídia Social, empresa que presta

consultoria ao Governo de Minas, com o objetivo de aproximar cidadãos.
Entro em contato, pois como o blog fala sobre cultura, gostaria de lhe enviar algumas

informações - via email - sobre projetos e iniciativas do setor no estado de Minas Gerais.

Caso tenha interesse, peço que entre em contato pelo email: thamires@webcitizen.com.br .

Duvidas, sugestões e críticas, fico à disposição.

Abs e obrigada.
Thamires Andrade

 

>> Blog do Jhonas << Design by Insight © 2009