sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Postos de gasolina viram point de balada


Samba, suor, cerveja e gasolina. Essa é a nova mistura na noite da capital baiana. As baladas noturnas de Salvador são uma das principais atividades de lazer dos jovens. Elas podem começar em um barzinho e terminar em um posto de gasolina.

Leia Mais...

As baladas em postos de gasolina constituem-se de grupos de jovens que param os carros para beberem e conversarem em torno do som ligado dos automóveis. Essa moda começou na cidade do Rio de Janeiro e se espalhou pelas principais capitais do Brasil.

Em Salvador, esse tipo de baladas é a principal opção de alguns jovens no fim de noite, ou para uma "saideira", "caideira" ou, se preferir, "sipiqueira" - termos que se referem a tomar a última cerveja. Agora essa prática é constante na noite e acaba rolando até altas horas da madrugada.

Algumas pessoas decobrem as baladas por acaso, devído ao movimento nos postos. "Eu estava saindo com três amigas para oreggae. Parei aqui, neste posto BR do Itaigara, e vi a movimentação. Ai eu e minhas amigas resolvemos ficar lá mesmo e curtir a baladinha. Foi bem legal descobrir esse tipo de balada!", diz a estudante de Publicidade Andreia Freitas, 22 anos.


Pit stop

Pit stop é um termo inglês utilizado nas corridas de veículos motorizados para descrever a parada nos boxes, originalmente para abastecimento e vistoria mecânica. Tornou-se uma gíria utilizada para significar uma parada que se faz antes de se chegar ao programa principal. Algumas vezes os postos de gasolina são pontos de pit stop, especialmente para jovens.

Álcool e gasolina

Após o fim da balada, a volta para casa torna-se um grande perigo. Por consumir bastante álcool, os reflexos do motorista ficam lentos, interferindo na sua capacidade de avaliar riscos e conduzir com segurança. O sistema nervoso é alterado, podendo passar da euforia e excesso de confiança para a depressão total.

O resultado é o risco de acidentes, muitos deles fatais, colocando em risco a vida de outras pessoas: pedestres, outros motoristas e passageiros.


Quando a diversão fica mais perigosa

As drogas também costumam ser utilizadas pelos baladeiros e às vezes sua venda é explícita no próprio local. Os vendedores aparentam ser freqüentadores comuns do local para abordarem outros freqüentadores, oferecendo-lhes sua mercadoria ilícita. O consumo das drogas é um perigo em si e têm efeito potencializado pelo álccol.


A psicóloga Ana Loyola afirma que o risco mais grave nesse tipo de diversão não é só o consumo de álcool, mas sim a união do álcool com as drogas. "O uso das drogas junto com o álcool aumenta ainda mais os efeitos psicotrópicos, deixando os usuários mais agressivos ou sujeitos a executar ações inconvenientes", informa a psicóloga.

Ausência de repressão

Embora o consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina envolva todos esses riscos e o tráfico de drogas entorpecentes constitua crime, não há nenhum tipo de repressão a essas atividades, a não ser a proibição do som alto, por lei municipal.


0 comentários:

 

>> Blog do Jhonas << Design by Insight © 2009