sábado, 27 de outubro de 2007

Usuários aprendem a usar MSN mesmo bloqueado

Foto: Jhonas Araújo

Acessar o MSN na empresa ou na escolas pode ser complicado, pois alguns estabelecimentos têm regras severas cujo descumprimento é passivel de punições. Para evitar o uso do MSN, algumas empresas e instituições bloquearam o programa de mensageiro instantâneo, impedindo de vez o "bate-papo" na hora do trabalho.

Leia Mais...

Muitos funcionários e estudantes acham que esse tipo de atitude não trata de segurança, alegando que privá-los desse tipo de acesso não faz render o trabalho, deixando o dia mais monótono e cansativo.

"No meu trabalho, o MSN é bloqueado e isso é muito chato pois, sem o MSN, o dia parece ficar longo e sem graça", diz o administrador Alberto Santos, 35 anos.
O MSN OnLine é a solução que alguns internautas encontraram para poder "teclar" - termo que significa conversar pelo MSN - no trabalho. Esse serviço é fornecido por websites, como o do próprio MSN, que utilizam os comandos do programa, redirecionando-os para seu servidor.
São sites que contêm scripts que passam depercebidos aos administradores de rede. Eles permitem que qualquer pessoa possa conversar usando apenas um navegador, sem a necessidade da instalação do software do mensageiro instantâneo.

Mensageiro instantâneo

O primeiro mensageiro instantâneo, o ICQ, surgiu em 1997 e revolucionou a internet com a comunicação interpessoal em tempo real. O ICQ foi criado pela a empresa israelita Mirabilisé, cuja sigla foi baseada na pronúncia da frases "I Seek You", que, em português, significa "Eu procuro você".

Com a chegado e o sucesso do MSN, o ICQ teve uma queda no número de usuários, sendo vendido para o grupo AOL em 1999.O MSN Messenger é um programa da mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. Nele, além de poder convesar em tempo real, o usuário pode ter uma lista de amigos "virtuais", sendo sempre avisado quando eles entram e saem da rede. Agora o MSN Messenger foi substituido pelo Windows Live Messenger e já está sendo incluído no sistema operacional Windows.

Descoberta e bloqueiro

Surge um problema quando a empresa, ou qualquer outro tipo de estabelecimento, descobre que seus membros estão conversando pelo MSN, através de um site. Isto viola a proibição e o site é logo bloqueado pelo administrador de rede.A estudante de nutrição Carla Alves, 20, diz que tenta acessar o MSN OnLine em diversos sites, mas a faculdade descobre e bloqueia. "Para mim, a culpa dos bloqueios é dos alunos, que não são discretos e deixam os funcionarios da informática verem", diz Carla.Entretanto, não basta ser discreto na hora de usar.

A navegação por eses sites fica registrada nos arquivos temporários do computador e pode ser detectada examinando-se esses arquivos. Na verdade, o histórico do navegador faz isso e apresenta a relação dos sites visitados.
Para evitar que isso aconteça, o usuário do computador deve apagar sempre o histórico do navegador ou usar algum programa especializado em apagar os rastros da navegação.

Mensageiros OnLine

Existem diversos sites que permitem e facilitam o uso online do MSN. De todos, o mais visitado é o Meebo. Ele permite conexão online com os principais serviços de bate-papo instantâneo, como:

AIM
• ICQ
Yahoo! Messenger
Gtalk
Jabber

Além do Meebo, existem inúmeros sites que possibilitam o acesso do MSN via navegador. São eles:

Imhaha

Radiusim
Cliquei
Laguna in Foco

Koolim

Messenger FX

Cuidado!

O oferecimento dessas facilidades não é totalmente sem riscos. O internauta deve ter cuidado em só utilizar sites de confiança, uma vez que podem ser montados sites desse tipo como armadilhas para captar indevidamente dados dos computadores que os acessam.

0 comentários:

 

>> Blog do Jhonas << Design by Insight © 2009